Wednesday, October 7, 2015

Relacionamento?

Sou ardorosa fã de Lou Andreas Salomé. E dentre as tantas reflexões que deixou, esta aqui é uma das que mais me convenceu de que quando as pessoas ingressam em um relacionamento, e se fixam nele, sem o transformá-lo em um constante devir e sem ao mesmo tempo, se tornaram constante devir... este relacionamento será fadado a interferências... abrindo azo para o fracasso, para a cobrança, para a mendicância... e para os aprisionamentos.  

"só aquele que permanece inteiramente ele próprio pode, com o tempo, permanecer objeto do amor, porque só ele é capaz de simbolizar para o outro a vida, ser sentido como tal. Assim, nada há de mais inepto em amor do que se adaptar um ao outro, de se polir um contra o outro, e todo esse sistema interminável de concessões mútuas... e, quanto mais os seres chegam ao extremo do refinamento, tanto mais é funesto de se enxertar um sobre o outro, em nome do amor, de se transformar um em parasita do outro, quando cada um deles deve se enraizar robustamente em um solo particular, a fim de se tornar todo um mundo para o outro."


Explico: Muitas pessoas depois que se casam se acomodam. Algumas esquecem de si mesmas em nome da entidade: Relacionamento. Só conjugam o verbo na 1ª pessoa do plural, e passam a apenas alimentar a relação. 

Existem também os relacionamentos, em que uma das partes é a que alimenta mais, enquanto a outra ponta da relação, se preocupa com seu próprio crescimento e desenvolvimento...com isso... a relação modifica, pois, não se trata mais de duas pessoas que estão buscando juntas, cada uma o seu próprio crescimento, mas de uma que está abrindo mão de SER, em nome do SOMOS, como se o outro também fosse conjugar o verbo da mesma forma. 

Chegará um momento em que aquele que alcançou um outro nível de aproveitamento de suas potencialidades ficará farto e completamente entediado das mesmas conversas, de modo que...pouco a pouco irá perder o interesse, ou outros interesses estarão tão presentes, que se tornará um fantasma, uma pessoa ausente...distante...pois um relacionamento não pode ser tratado como um ponto final... as pessoas que se relacionam não podem se tratar como ponto final... são e sempre serão processos... mas algumas, infelizmente... acham que depois que se realizaram com esta opção, não precisam realizar mais nada para si mesmas... e com isso caem no seu próprio empobrecimento existencial...

No comments:

Post a Comment